28 fevereiro 2008

Casa da Criança de Tires

«Olá, nós somos: a Maria, o Vasco, a Magda, o Elson, a Elisabete, a Catarina, o Guilherme, a Ana Catarina, o Sebastião, a Ana Tatiana e o Edmilson.
Vivemos todos juntos numa casa muito grande e cheia de magia que se chama "Casa da Criança". Esta casa situa-se em Tires em frente ao Aeródromo a junto das nossas mães que estão no Estabelecimento Prisional de Tires.
A Fundação Champagnat (IPSS com sede em Lisboa) é a nossa grande madrinha, que com o Ministério da Justiça e a Câmara Municipal de Cascais, transformaram este sonho em realidade. Mas como somos muitos, às vezes precisamos de algumas ajudas e é por isso que vos estamos a escrever.
Muitos beijinhos dos meninos da Casa da Criança

Lembramos que como somos uma IPSS, podemos passar recibo de donativo através da Lei do Mecenato de quaisquer ofertas que recebamos

ROUPA INTERIOR

cuecas
meias
calções
t-shirt
pijamas

Calçado

pantufas
chinelos de praia (abertas)

IDADES

4 crianças rapazes - 6 ANOS
1 rapariga - 5 ANOS
1 rapariga - 4 ANOS
3 rapazes - 4 ANOS
1 rapaz - 5 anos
2 raparigas que vestem o M e o L de adulto

Férias de Verão

Donativos monetários - realização das férias de verão - 3 mil euros
T-shirts brancas com o logotipo da Casa das crianças para estas mesmas e para os voluntários (adultos)
Panamares
toalha para cada uma
fatos de banho
Protectores solares
Brinquedos de Praia
Mochila - com duas alças e tamanho médio (para levar a toalha, etc.)

Materiais escolares

são necessários diversos materiais escolares, em que os cadernos só podem ser de A4, referenciados na escola publica.

Necessário com urgência

Carrinha de 9 lugares
Máquina de lavar a roupa industrial (ou semi-industrial com 7 quilos ou 10) - à volta de 6 mil euros
Cartuchos de impressora HP 370

Companheiros temos trabalho em mãos! Vamos ajudar estas crianças no que pudermos e tentarmos encontrar empresas que ajudem nas obras que tanto necessitam.

Podem consultar o site http://www.bcsdportugal.org/ para encontrarem empresas com responsabilidade social e apresentarem-lhes este projecto de solidariedade.

Para mais informações sobre este projecto:


Casa da Criança de Tires Av. Amália Rodrigues nº 23 - 2775 São Domingos de Rana -Tel.: 214 456 802 - Fax: 214 456 803

12 fevereiro 2008

Festival de Dança em Comemoração do Dia Internacional da Dança




No próximo dia 30 de Abril, irá realizar-se um festival para comemorar o Dia Internacional da Dança na Moita, mais propriamente na Sociedade Estrela Moitense, às 21h. Este festival de entrada livre, apela à sensibilização das pessoas face à dança e a novos talentos neste País, de várias modalidades.

Organizado pela IPSS "O Varino" da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros e pelos Professores de Dança: Carina Silva (Dança Sevilhana), Luís Pascoeiro (Danças de Salão) e Ana Santos (Dança Oriental), este espectáculo contará com crianças de Infantário e CATL, em demonstrações de Dança Sevilhana e Danças de Salão, com os respectivos Professores, com pares profissionais de competição de Danças de Salão, com a Professora Ana Santos e as suas alunas de Évora e com alguns pais das crianças da Instituição "O Varino".

Verão um encontro de várias danças, de estilos bem diferentes e todos juntos com a mesma paixão, a dança. Para tal, basta virem a este espectáculo, torná-lo um sucesso e mostrarem a vossa opinião sobre a realização deste tipo de iniciativas.

Se a iniciativa for um sucesso, esperamos que no próximo festival tenhamos apoios da Câmara Municipal, dos Rotary e Rotaract Clubs e de outras entidades que tenham interesse em ajudar a promover a dança no nosso País e em meios onde há pouca divulgação, há falta de instalações para a aprendizagem de dança, falta de meios financeiros para projectos deste tipo.

O Rotaract Clube Lisboa Olivais irá ajudar na organização, na divulgação do Festival e irá participar directamente com a experiência e dança de uma companheira. Estão todos convidados a virem assistir e a ajudarem a organizar iniciativas desta natureza na vossa comunidade.

10 fevereiro 2008

Dose de Esperança

Companheiro/a
Os membros do Rotaract Club de Chandigarh e Rotaract Clubde Solan estão implementando um projecto para enfatizar a importância da consciencialização sobre a Sida, através da participação dos clubes de Rotaract existentes ao redor do mundo.
Na primeira parte do projecto, os clubes de Rotaract são convidados a enviar banners. Nestes, os sócios do clube e pessoas ligadas à luta de consciencialização sobre Sida, devem escrever uma mensagem sobre prevenção ou de apoio às pessoas infectadas pelo HIV. O objectivo é conseguir um total de 55.000 metros de mensagens. O clube cujo banner possuir mais mensagens será destacado. A participação dos clubes é de grande importância para o êxito da iniciativa.
Nós acreditamos na existência de uma irmandade global, baseada no respeito, formada pelos Rotaractistas organizados ao redor do mundo como uma grande família. Acreditamos que, através deste projecto, podemos atingir grandes resultados na luta contra a Sida.
Esperamos a vossa participação: confeccione e envie o banner do seu clube. Vale investir na criatividade.

A participação neste projecto consiste em:
<!--[if !supportLists]-->1. <!--[endif]-->Enviar o(s) banner(s) com 5 metros de comprimento e 1 metro de largura, desenvolvido com criatividade, com mensagens sobre consciencialização e força para portadores do vírus HIV (os banners e as mensagens podem ser escritas em português (em anexo, é necessária a versão inglesa das mensagens).
<!--[if !supportLists]-->2. <!--[endif]-->Realizar jogos, palestras e actividades em escolas, faculdades e outros locais, para educar as pessoas sobre Sida e a sua prevenção.
<!--[if !supportLists]-->3. <!--[endif]-->Motivar outros clubes do Distrito a participarem deste projecto para Rotaract.
Mandar juntamente com o banner, uma carta assinada pelo presidente do clube, com o parecer sobre o projecto e sugestões. E se possível, colher mensagens no banner do maior número de dirigentes do Distrito e da região (mencionar isto na carta, que deve ser escrita em inglês).
Você irá receber um e-mail de agradecimento, assim que seu banner for recebido e um certificado de participação, assim que o projecto for concluído.

Rtr. Mandeep Singh
Rtr. Sanjeev Anand Rtr. Harkeerat Singh

Deadline 31 de Junho de 2007
Morada para enviarem os banners:
Rtr. Mandeep Singh
House no. 2035 , Sector 21-C
Chandigarh , pin code 160021
phone number : +91-9876764547

Todos juntos por Guiné-Bissau

O Rotaract Clube Lisboa Olivais está a ajudar uma Comunidade Guineense, residente em Portugal, a enviar material escolar de todo o tipo para ajudar as crianças na sua educação e que serão o futuro daquele País. Este projecto não tem fim à vista, pois o material escolar fará sempre falta enquanto o País se deparar com as desigualdades entre o seu povo.

Quem quiser ajudar pode fazê-lo ao contactar-nos ou à organização, que está sediada em Santa Iria da Azóia, pelo 963913771.

Esta organização além de precisar de ajuda de terceiros para angariação de material escolar, já conta com o apoio da Junta de Freguesia, que cedeu um armazém para guardar o material até ser enviado para a Guiné-Bissau.

Se alguém conhecer alguma empresa, ou faça parte de uma que queira ajudar no transporte do mesmo, por favor contactem-nos o mais depressa possível.

Há também a possibilidade de ajudarem através de fundos monetários, quer seja com donativos ou em participando nas actividades desenvolvidas pela organização. No próximo dia 22 de Março, em Santa Iria da Azóia, às 16h, terá lugar uma série de concertos e demonstrações de várias modalidades de dança e desporto, para angariar fundos. Não deixem de aparecer e de ajudar como puderem.

Confirma-se que o Rotaract Clube de Algés e o Rotaract Clube Lisboa Norte irão ajudar neste projecto com roupas de adulto e de criança, que também são aceites pela organização.

RYLA SINTRA D.1960 2007 / 2008

Este ano o Ryla do D. 1960, terá lugar na Praia Grande, junto a Colares - Sintra.

À semelhança dos anos anteriores, também este ano chegou o momento de se concretizar mais um RYLA, cuja organização cabe ao Rotary Club de Sintra e que decorrerá entre 15 de Março e 20 de Março de 2008 nas instalações do Village Praia Grande.
Como é certamente do v/ conhecimento, esta iniciativa (RYLA) destina-se a premiar jovens que nas comunidades abrangidas pelos clubes rotários do distrito, se tenham distinguido como líderes de organizações de diversa índole - académicas, desportivas, religiosas, culturais, de serviço, beneficientes, escutistas e outras – pretendendo-se que, esses jovens possam disfrutar, durante um período de 5 dias, de actividades diversas incluindo reuniões de trabalho e discussões de grupo, sob orientação de personalidades experientes, rotárias ou não, convidadas pelo clube organizador.
A finalidade destes seminários é o de fomentar e desenvolver o espírito de liderança dos jovens, aumentar a sua auto-estima e estabelecer, entre o grupo, relações inter-pessoais e de amizade, permitindo encarar a sua vida futura duma forma realista e positiva, reforçando o sentimento de serviço ao próximo e espírito de solidariedade.
Os participantes devem ser seleccionados nos diversos Rotary Clubs, podendo cada Clube designar 2 jovens, preferencialmente de ambos os sexos, e de idades compreendidas entre os 17 e os 21 anos. A deslocação e estadia dos jovens é suportada pelos clubes proponentes, sendo a sua importância (por jovem) de 200 € (duzentos euros), mantemos, assim o mesmo valor praticado desde o ano de 2000.

Relembra-se que existem alguns requisitos para os participantes, nomeadamente:
a) preferencialmente, não ser filho(a) de Rotário;
b) ter experiência ou potencialidade de liderança;
c) possuir elevado carácter moral e cívico;
d) ter sentido de cooperação e de responsabilidade;
e) estar informado sobre os eventos actuais;
f) ter alguma habilidade para falar em público;
g) distinguir-se nos estudos, no trabalho, no desporto, em organizações de juventude ou em acções de serviço;
h) gostar de trabalhar em grupo;
i) ser alegre e bem disposto.

Para mais informações consultem o blog http://rylad1960.blogspot.com